quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Com pré-sal Brasil elimina pobres em 18 anos


A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) afirmou, durante discurso, que o dinheiro do pré-sal vai ajudar o Brasil a erradicar a pobreza em menos de 18 anos, segundo o blog do Josias.

Ao lado de diretores da Caixa Econômica Federal, ela afirmou que, valendo-se de programas já existentes - do "Bolsa Família" a projetos de infra-estrutura e educação - o país eliminaria definitivamente a miséria num prazo de 15 a 18 anos. O dinheiro seria usado "para encurtar o processo".

A própria Petrobras reconhece que as plataformas que extrairão óleo e gás do pré-sal só estarão operando em capacidade plena a partir de 2017. Segundo reportagem, ou Dilma possui informações privilegiadas ou deveria detalhar os planos de gasto do dinheiro que só começará a chegar daqui a nove anos.

Na semana passada, o gerente da Petrobras de Exploração e Produção para os projetos da área pré-sal, José Formigli, afirmou que a produção no pólo pré-sal em 2017 deverá ficar próxima de 1,2 milhão de barris/dia, com a entrada em produção de 11 platafomas de produção.

Os desafios tecnológicos que surgem com a exploração em camadas ultra-profundas na região do pré-sal não serão barreiras ao desenvolvimento desses projetos, garantiu Formigli.

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, afirmou nesta segunda-feira que a exploração na camada pré-sal vai exigir um esforço financeiro "gigantesco" nos próximos dez anos.

A chamada camada pré-sal é uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, abaixo do leito do mar, e engloba três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos).

O petróleo encontrado nesta área está a profundidades que superam os 7 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo geólogos, conservam a qualidade do petróleo.

Fonte: www.folhaonline.com.br

Sem comentários: