terça-feira, 12 de agosto de 2008

A terceira medalha do Brasil

Tiago Camilo ganha mais um bronze para o Brasil




Mais um bronze para o Brasil, novamente no judô. Depois do pódio dos judocas Ketleyn Quadros e Leandro Guilheiro na segunda-feira, agora foi a vez de Tiago Camilo ganhar medalha, ao terminar nesta terça em terceiro lugar na categoria meio-médio (até 81kg) da Olimpíada de Pequim.

Aos 26 anos, o paulista Tiago Camilo chegou a Pequim como favorito ao ouro. Afinal, ele já tinha a experiência de ter sido prata na Olimpíada de Sydney, em 2000. E também estava credenciado pelo título mundial conquistado no ano passado, no Rio, quando foi eleito o melhor judoca do planeta.

Mas, durante a competição disputada nesta terça-feira, Tiago não conseguiu confirmar o favoritismo. Ele começou bem o dia, ao vencer as duas primeiras lutas, contra o japonês Takashi Ono e o iraniano Hamed Malek Mohammadi. Depois, nas quartas-de-final, acabou perdendo para o alemão Ole Bischof. Aí, na repescagem, derrotou o norte-americano Travis Stevens e o britânico Euan Burton.

Já na disputa da medalha de bronze, Tiago enfrentou o holandês Guillaume Elmont. O brasileiro começou perdendo a luta, ao receber punição, mas logo aplicou um wazari. Depois, ele ainda conseguiu imobilizar o adversário, que acabou desistindo do combate.

A medalha de Tiago Camilo foi a terceira do Brasil na Olimpíada de Pequim - todas de bronze e todas conquistadas por judocas. E também transformou o judô no esporte mais vitorioso da história olímpica brasileira, com 15 medalhas no total, superando a vela, que tem 14.

Sem comentários: